Facebook abre acesso a ad network móvel
Lançada em abril com alguns parceiros de conteúdo, rede social expande sua rede de anúncios em dispositivos móveis
Lançada em abril com alguns parceiros de conteúdo, rede social expande sua rede de anúncios em dispositivos móveis
Meio & Mensagem
8 de outubro de 2014 - 11h41
Por Tim Peterson, do Advertising Age
Cinco meses depois de o Facebook lançar oficialmente sua ad network direcionada a dispositivos móveis, com um pequeno grupo de marcas e parceiros de conteúdo, a rede social abre sua plataforma para qualquer comprador e vendedor de mídia. Além da Audience Network – nome da rede –, a empresa também criou um novo bloco de anúncios para anunciantes tentarem atrair tráfego para seus sites móveis.
O Facebook não divulgou o número de editores na rede nesta segunda fase, ou qual é a divisão de receita com os parceiros, mas disse que a empresa já pagou milhões de dólares para os aplicativos participantes. Entre eles estão Shazam, Zynga, IGN, Le Monde, Merriam-Webster, Myfitnesspal, Glu Mobile, Wooga e Deezer. Na primeira leva, participaram apps como Huffington Post, Vinted, Daily Mail e Cut the Rope.
Segundo projeções do eMarketer, o Facebook pode arrecadar 22% da receita global de publicidade móvel neste ano, segundo lugar atrás do Google, que deve faturar 47% do mercado, boa parte consequente de search. Mas a gigante de buscas também ganha dinheiro de networks móveis, com mais de 300 mil aplicativos em sua rede AdMob. O Yahoo também tem investido muito na modalidade. A empresa adquiriu recentemente a startup de publicidade móvel e análise, com uma rede de cerca de 8 mil apps.
Para fortalecer a própria plataforma, o Facebook estimula anunciantes a segmentarem os anúncios em aplicativos de terceiros com opções demográficas semelhantes às que já usam no Facebook desktop, como idade e sexo, e interesses derivados de hábitos de navegação. Por outro lado, as marcas não poderão comprar inventário móvel sem também investir mídia no Facebook clássico. Segundo a rede social, a Audience Network foi construída para ampliar o alcance das campanhas regulares.
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